Home Blog Noticias Inteligência artificial decifra escritos de mais de 5 mil anos – TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos
Inteligência artificial decifra escritos de mais de 5 mil anos – TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Inteligência artificial decifra escritos de mais de 5 mil anos – TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos


Foto: Reprodução/Daily Mail.

Um grupo de cientistas da Alemanha desenvolveu um software de inteligência artificial capaz de decifrar textos cuneiformes, considerados os mais antigos da humanidade.

Os escritos foram feitos com objetos em formato de cunha, a maioria datados de mais de 5 mil anos.

O novo sistema utiliza modelos 3D de tabuletas sumérias. Ele funciona da mesma forma que o software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que converte as imagens da escrita em texto legível por máquina.

Software de inteligência artificial mais confiável

A inteligência artificial proporciona resultados muito mais confiáveis do que os métodos anteriores, como fotos.

O software permite que as tábuas sejam comparadas entre si, abrindo caminho para novos rumos de pesquisa. Os pesquisadores utilizaram modelos 3D de quase 2 mil tabuletas cuneiformes.

“Tudo pode ser encontrado neles: desde listas de compras até decisões judiciais. As tábuas fornecem um vislumbre do passado da humanidade”, explicou Hubert Mara, professor assistente da Universidade de Halle-Wittenberg.

As tabuletas cuneiformes são pedaços de argila não cozidos nos quais a escrita foi prensada. O sistema de escrita da época abrangia diversos idiomas.

Por isso, além das condições ideais de iluminação para reconhecer os símbolos corretamente, é necessário muito conhecimento prévio das línguas faladas na época.

O trabalho dos pesquisadores proporciona um novo acesso a um material exclusivo e possibilita novas linhas de investigação.

No momento, apenas um protótipo é capaz de distinguir símbolos de duas línguas com segurança. Entretanto, sabe-se que existem 12 línguas cuneiformes.

 

Créditos: Revista Oeste.





Source link

Add comment

Sign up to receive the latest updates and news

© 2024 7AppServ - Bons Negócios todos os direitos reservados.